terça-feira, 12 de julho de 2011

Marmorizando ...


As tintas que vou usar nesta fase, tinta latéx fosca branca com corantes azul e amarelo ocre. A escolha do fabricante é livre e devem atender as necessidades do artista, para os efeitos idealizados. Gostaria de deixar claro que não tenho vínculo com as empresas mencionadas, apenas foi a minha escolha para melhor alcançar os efeitos neste trabalho.


Comecei fazendo uma tonalidade de azul cobalto claro, para manter uma cor uniforme. Na palheta trabalho com os pigmentos puros (branco, azul e amarelo ocre) para conseguir tonalizar a cor e dar os efeitos de profundidade e marmorização (que ainda receberá mais efeitos). Faço os primeiros testes das cores que vou usar na pele do Rinobarroco.



Aos poucos vou cobrindo as áreas que serão marmorizadas em azul e as que também farão parte dos efeitos das volutas. Optei em usar o azul de base para marmorização, por ter sido considerada a cor com um dos pigmentos mais nobres da iconografia.


Procuro criar efeitos de profundidade para as áreas que ficarão abaixo das volutas em relêvo que completarão as volutas trabalhadas e adornadas, com mais cores da Íconografia Barroca.





Detalhe da voluta da pata esquerda trazeira, com detalhe maior de relevo da voluta, este detalhe deverá receber ouro falso, já é visível o sombreado de efeito para profundidade.
O branco de alguns detalhes será uma referência ao aparelho usado nas peças de madeira.


Com lugar de destaque, vou trabalhar as volutas da azulejaria barroca portuguesa, muito famosa pela coloração em azul e branco.
Suas volutas são generosas e combinam muito bem com o bojo perfeito e arredondado da barriguinha do Rinobarroco.


Em fase de construção as volutas com folhas de Acanto (em seus muitos significados, guarda os da pureza de carácter, perfeição moral e trabalho honesto; nos  templos e monumentos sacros, a folha de Acanto passou, com o tempo, a ser associada à pureza e à imortalidade da alma, devido à perfeição da folha). Folhagem muito representada também no Renascimento.


Uma visão geral da preparação do marmorizado, suas volutas e em algumas áreas já a demarcação das profundidades que serão complementos das pinturas nas volutas.

Até a próxima etapa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário