sexta-feira, 29 de julho de 2011

Marmorização da base e flores douradas...


Com massa corrida e adesivo PVA fiz um estucco leve com espátula. Ganho maior aderência da tinta à base de fibra, para a aplicação da tinta latéx da primeira camada onde irei fazer a marmorização.


Logo abaixo da base marmorizada uma aplicação de tinta dourada da Colorgin aplicada com pincel em 3 demãos cuidadosas em tempo de secagem e pinceladas para não criar sobreposições, com isso faço alusão à varias imagens e peças do Barroco que receberam purpurina em suas pinturas (embora as obras mais valiosas desse período tenham sido feitas com a aplicação do ouro verdadeiro)


Na primeira camada da marmorização preperei a tinta latéx fosca da Suvinil azul que já estava preparada e foi aplicada também no corpo do Rinobarroco, com mais pigmento puro azul e ocre da Coral, obtendo um verde claro pastel para preparar a camada de absorção.


Após a secagem da base clara, preperei uma tinta leve e transparente com a tinta de seda da Acrilex (verde escuro + terra de siena queimada + azul escuro), esta mistura apliquei sobre a base clara aproveitando bem as depressões do stucco feito na primeira etepa.


Resultado da velatura com a tinta para seda nos tons escuros de verde.


Após a secagem trabalhei as marmorizações em ocres, com a tinta latéx fosca Suvinil branca + pigmento puro ocre da Coral, suavizando com pano úmido.


Na sequência trabalhei os veios brancos e ocres do mármore com pincel macio, longo e roliço.


Resultado já com os veios marmorizados.


Na base da douração clássica é aplicado o Bolo Armenio, fiz alusão a este processo aplicando a última faixa da base do Rinobarroco com a tinta acrílica da Acrilex na cor Terra de Siena Queimada.


Resultado com visão traseira das polainas já decoradas e base marmorizada.


Para acabamento apliquei as flores de tecido que foram douradas com spray dourado Multiuso da Suvinil, estas flores fazem alusão as muitas flores esculpidas e douradas em toda decoração Barroca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário